HOME

ACESSO RPIDO Quem somos Notcias Corpo Clnico Minha Conta

ESTEATOSE HEPÁTICA OU GORDURA NO FÍGADO

O que é?

     A esteatose hepática é um distúrbio que se caracteriza pelo acúmulo de gordura no interior das células do fígado. É uma condição cada dia mais comum, acometendo um em cada três indivíduos adultos, mas o número é ainda maior em diabéticos e obesos graves.

     Em parte desses pacientes, uma inflamação das células hepáticas associada à esteatose pode estar presente , o que é chamada de esteato-hepatite. Se não controlada, a esteato-hepatite não alcoólica tem o potencial de evoluir para a cirrose hepática e, até mesmo, câncer hepático.

O que causa esteatose hepática?

-Abuso de álcool,

-Hepatites virais,

-Uso de medicamentos como os corticoides ou uso de anabolizantes.

     A causa mais comum é a Doença hepática gordurosa não alcoólica, que está relacionada a alteração da glicose, alteração do colesterol/ triglicerídeos ou obesidade visceral e propicia um maior risco de desenvolver Diabetes ou doenças cardiovasculares. 

Como diagnosticar?

     Grande parte dos casos são descobertos por meio de exames de rotina, como ultrassom/tomografia ou exames de sangue, com elevação das enzimas do fígado. Há casos em que são necessários também, a realização de biópsia hepática ou elastografia.

 

O que o paciente sente?

     Nos quadros leves, a doença é assintomática. Os sintomas aparecem quando surgem as complicações da doença.

     Inicialmente as queixas são dor abdominal, aumento do tamanho do fígado, cansaço, fraqueza e perda de apetite. Nos estágios mais avançados de esteato-hepatite, com inflamação e fibrose que resultam em insuficiência hepática, podem apresentar ascite (“barriga d água), confusão mental, hemorragias, entre outros.

Como tratar?

     O manejo da esteatose requer a identificação e possível tratamento específico da causa, bem como uma avaliação e orientação multidisciplinar. É necessário acompanhamento médico e, em casos especiais, uso de alguns medicamentos, acompanhamento nutricional e atividade física programada.

     Os primeiros passos para o tratamento são, portanto, a :

-mudança para um estilo de vida saudável,

-alimentação equilibrada e

-atividade física frequente.

 

               Portanto, se você tem esteatose procure um especialista.

 

Dra. Heloise Kênia P. de Oliveira Veloso

Gastroenterologista

Av. Santa Mnica, 440, sala 114, So Gonalo, Janaba (MG). CEP: 39440-000 - Seg. Sex. de 8h s 12h e de 14h s 18h
Telefones: (38) 3821-9182 (fixo) / (38) 9995-9182 (vivo) / (38) 9197-9890 (tim)

2013 - 2021 | Desenvolvido por Gigapix Multimidia       |       Todos os direitos reservados       |       www.medminas.com